segunda-feira, 18 de abril de 2011

Alfredo e Vamp...tudo a ver?



Como assim?


Calma que eu explico!  Aproveitando a reprise de Vamp no canal Viva, o ator e escritor Jean Cândido criou um blog temático sobre a novela, a exemplo de seu blog sobre outra novela, Vale Tudo, também reprisada pelo canal.  
Entre seus colaboradores está a colega Ana Recalde, escritora do mangá nacional Patre Primordium. Ela me convidou a participar, e agora as tirinhas de Alfredo, o vampiro, também poderão ser vistas eventualmente no blog vampiresco.

Clique aqui e conheça o blog de Vamp!
Mas os mais jovens a ler este texto podem se perguntar... que diabos de novela é essa?
Vamp foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 19h pela Rede Globo entre 15 de julho de 1991 e 8 de fevereiro de 1992. A novela, exibida em 179 capítulos, foi escrita por Antônio Calmon com colaboração de Tiago Santiago e dirigida por Jorge Fernando.


A História:

Em Armação dos Anjos, litoral do estado do Rio de Janeiro, o capitão reformado Jonas Rocha (Reginaldo Faria), viúvo com seis filhos, casa-se com a historiadora Carmem Maura (Joana Fomm), também viúva e com seis filhos. Eles terão problemas inéditos, além daqueles comuns a uma família numerosa, ao entrar em contato com os vampiros que assolam a cidade com a chegada da famosa cantora Natasha (Cláudia Ohana) para a gravação de um clipe.
Natasha, uma cantora de rock, vendeu sua alma ao terrível conde Vladymir Polanski (Ney Latorraca), chefe dos vampiros, para brilhar na carreira. Mas ele descobre que em encarnações passadas ela era Eugênia, o seu amor, que preferiu ficar com Rocha, a outra vida do capitão Jonas. O conde passa então a perseguir Natasha e a família do capitão, inclusive usando de seus poderes para envolver Carmem Maura.
Natasha, por sua vez, quer destruir Vlad para se livrar de sua maldição. A única arma de que dispõe para isso é a Cruz de São Sebastião, que está escondida em algum lugar em Armação dos Anjos. A cruz deve ser manejada por um homem chamado "Rocha". O herói é portanto o capitão Jonas.
Também está em Armação o bandido Jurandir (Nuno Leal Maia), fugindo de Cachorrão, um líder de marginais que Jurandir assaltou por engano. Na cidade, ele se esconde nas vestes de um padre, fica amigo da garotada e recebe o apelido de "Padre Garotão". A batina, no entanto, não é empecilho para seu louco namoro com Marina (Vera Zimmermann), a protegida de Cachorrão.


Curiosidades:
  • A cantora Paula Toller, da banda Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, foi a primeira convidada para interpretar Natasha, mas recusou o convite.
  • Em uma das cenas mais divertidas da novela, o ator Ney Latorraca, como Conde Vlad, dança uma coreografia mórbida da canção Thriller, de Michael Jackson, no cemitério.
  • Até hoje, a novela é uma das maiores referências do vampirismo brasileiro, ao lado da música Doce Vampiro, de Rita Lee, apesar do surgimento recente de autores de livros vampirescos como André Vianco.
  • Vamp tinha referências a vários filmes e livros vampirescos de forma indireta, como a A dança dos vampiros, Os garotos perdidos, A hora do espanto, O Vampiro Lestat e Drácula de Bram Stoker, entre outros.
  • A novela possuiu títulos provisórios: Os vampiros vão atacar, Sangue Preto, Azul Veneno e Crepúsculo.
  • O figurino dark da novela foi bastante inovador, nada devendo aos dos filmes de Hollywood, sem falar das músicas darks incidentais, compostas por André Sperling.
  • Outra inovação foram as lágrimas de sangue dos "darks" da novela.
  • Vamp fez sucesso também em Portugal, Venezuela, República Dominicana, Chile, México e Peru.
  • Claudia Ohana, que interpretou Natasha, cantou ela mesma a música Sympathy for the Devil dos Rolling Stones.

 A novela está sendo reprisada desde 11 de abril no Canal Viva, às 15h30.

Fonte : Wikipédia.


10 comentários:

  1. Lopes... dá 1 olhada nesta página!!
    http://stevenbahia.multiply.com/
    tem fotos de Vamp e outras figuras mórbidas

    ResponderExcluir
  2. "Mas os mais jovens a ler este texto podem se perguntar..."

    Caramba, me senti velho!!!! (hahahaha)

    ResponderExcluir
  3. Se você se lembra de vamp... com certeza você se lembra.... da TV Pirata... do K7, VHS, LP....CR$

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto o site, Stefano! Muito legais as galerias de fotos!

    Não parece, mas a novela já tem mais ou menos vinte anos! Só a garotada de hoje que não viu, já que na época fez muito sucesso.

    ResponderExcluir
  5. verdade.....
    sabia ke Vamp foi febre na Venezuela?? posso te passar material...
    ker?

    ResponderExcluir
  6. Sim , isso está na matéria acima. Mas se tiver passe os links, sempre é legal ver...;)

    ResponderExcluir
  7. Eu lembro pouco de Vamp... eu era criança na época que passou. :P

    ResponderExcluir
  8. Foi um grande susseso e sempre será pois o conteudo da novela e seus atores são de primeira....

    ResponderExcluir
  9. Legal seu blog. Lembrando que Vamp teve algumas reprises, Alfredo e Vamp tudo a ver... Edilene.

    ResponderExcluir
  10. Eu lembro alguma coisa da novela, estou assistindo a reprise e tenho me divertido muito.

    ResponderExcluir